O Auxílio Gás ainda existe? Como receber?

O Governo proporciona auxílio para as famílias de baixa renda através de alguns programas sociais. Um bom exemplo desta iniciativa é o Vale Gás, ou ainda, Auxílio Gás.

Este recurso proporcionava um valor para as famílias cadastradas no programa, mas há um tempo não se ouve falar mais nele. Será que você ainda pode conseguir o auxílio? Entenda a seguir como receber.

O que é o Auxílio Gás?

Um dos gastos mais preocupantes para as famílias brasileiras de baixa renda é o valor do gás de cozinha, que só tem tido aumentos no mercado. Pensando nessa necessidade, foi criado em 2001, pelo Governo Federal, o programa Vale Gás ou Auxílio Gás.

O programa permitia que as famílias cadastradas pudessem receber periodicamente um determinado valor equivalente a compra do gás. Assim, a garantia da alimentação da família era mais provável.

A inciativa do Auxílio Gás visava principalmente beneficiar os cadastrados em programas como o da Rede de Proteção Social, o do Bolsa Escola e o do Bolsa Alimentação.

Ainda existe?

Como mencionado, o programa não tem sido tão falado, mas não é por não estar mais em vigor. Em 2003, ele foi integrado ao programa do Bolsa Família, possibilitando o recebimento de ambos os benefícios.

Isto quer dizer que se estiver corretamente cadastrado e tiver solicitado o seu auxílio, além do valor Bolsa Família 2021 você irá ter acesso ao acréscimo para a compra do seu gás.

Quem ainda vai solicitar, precisa estar atento aos ajustes nos valores tanto da bolsa como do auxílio, por isso, não deixe de verificar a divulgação de informações para não ficar por fora!

Como funciona?

De acordo com o regulamento calendário Bolsa Família 2021, o beneficiário deverá receber o valor do vale juntamente com o pagamento mensal do Bolsa Família. Além disso, é importante ressaltar que o auxílio não é mais oferecido a cada dois meses, como ocorria anteriormente. Quem está cadastrado para receber o valor do gás agora recebe o auxílio mensalmente.

Para conseguir o recurso, é necessário estar devidamente cadastrado no Programa Bolsa Família. Quem já está de acordo com o regulamento do programa e não possui nenhuma pendência com o programa, pode se dirigir até o CRAS ou o órgão responsável pelo programa.

Na unidade selecionado, o cidadão poderá fazer a solicitação do Auxílio Gás. Serão selecionadas as famílias que compartilham dos critérios informados. Depois é só aguardar o recebimento do seu benefício direto na sua conta do Bolsa Família.

Deixe um comentário