Segurados da Previdência Social

Para que o trabalhador venha a ter direito ao seu benefício de aposentadoria é necessário que ele tenha contribuído com a Previdência Social. A contribuição pode ser através do INSS Autônomo, porém muitos ainda não sabem como realizar essa contribuição. Para que você entenda um pouco mais sobre o INSS Autônomo veja a seguir o post com as informações que você vai precisar para entender melhor esse processo.

Para o trabalhador que está com sua carteira de trabalho assinada o pagamento do INSS é feito pela empresa, mas para o trabalhador autônomo é preciso contribuir por meio do INSS Autônomo. Vamos esclarecer então as dúvidas mais frequentes sobre como realizar essa contribuição.

INSS Autônomo

A contribuição do INSS Autônomo se inicia através do preenchimento da Guia da Previdência Social (GPS), e para realizar o processo de forma correta é necessário conhecer um pouco sobre as regras e as condições principais dessa forma de contribuição. Veja também as regras e detalhes na página do INSS Brasil.

Todo trabalhador que exerce suas funções de forma autônoma sem registro em sua carteira de trabalho deve contribuir com o INSS Autônomo para ter direito a sua aposentadoria, vamos então ver como fazer isso!

Para iniciar o pagamento do seu INSS autônomo é preciso primeiramente realizar a sua inscrição no Programa de Integração Social (PIS), fazendo a sua inscrição será possível que você escolha o tipo de contribuição que irá realizar.

Você precisará também preencher um formulário conhecido como Guia da Previdência Social (GPS) e ainda pagar por esse documento

Esse primeiro momento é um pouco mais complicado, porém tudo ficará mais simples de

A partir da segunda declaração tudo fica mais fácil porque você já decidiu o tipo de contribuição, calculou o valor que vai pagar e tem a inscrição no PIS.

Você precisará também escolher uma opção entre 2 códigos para contribuição. Sendo eles:

Código 1007 Contribuinte Individual: Essa opção é indicada para o trabalhador que deseja pagar ao INSS um percentual de 20% do seu rendimento. Escolhendo essa opção você passa a ter direito às pensões do INSS e também a 2 tipos de aposentadoria, sendo:

  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria tempo de serviço.

Código 1163 Contribuinte Individual: Esse código recolhe 11% do salário mínimo, que é o valor do pagamento mensal a Previdência Social sendo R$ 86,68.  Optando por esse código o trabalhador tem direito às pensões e aos auxílios do INSS, porém a sua aposentadoria será apenas por idade e o valor da sua aposentadoria será somente 1 salário mínimo.

INSS Autônomo – Pagamento

O pagamento é realizado por meio da Guia da Previdência Social, podendo ser efetuado em banco ou casas lotéricas, e caso haja atrasos no pagamento é gerado uma multa pela Previdência Social.

Se você ainda não é contribuinte do INSS aproveita para iniciar o seu INSS Autônomo e garantir assim a sua aposentadoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *